Filme de Santoro, Carrey e McGregor pode ficar fora das telonas...

Rodrigo Santoro e Jim Carey



Por Sergio Viula

É interessante como a hipocrisia americana é quase tão insuperável quanto sua capacidade de produzir franco-atiradores e serial killers. O site do jornal O Globo noticiou que o filme independente I Love You Phillip Morris, estrelado por Jim Carrey, Ewan McGregor e Rodrigo Santoro, pode ficar fora dos cinemas americanos. Segundo O Globo, o jornal The New York Times anunciou que o filme de John Requa e Glenn Ficarra ainda não conseguiu um distribuidor para chegar às salas daquele país.

Se isso realmente acontecer, o longa-metragem pode ir parar direto nas lojas e locadoras em DVD. Ainda segundo O Globo, I Love You Phillip Morris foi exibido nos Estados Unidos pela primeira vez em janeiro, dentro da programação oficial do festival de cinema independente Sundance, e criou bastante burburinho.

Segundo o jornal americano, a razão da falta de um distribuidor interessado se deve a cenas de sexo gay no longa-metragem. Outro motivo barrando o filme nas salas são os fãs de Jim Carrey, famoso por seus personagens de humor. Suspeita-se que eles não vão querer vê-lo no papel de um homem que abandona sua família para viver na trambicagem com um amante gay.

Será que o povo americano e imigrantes residentes por aquelas bandas ainda não conseguiram distinguir o que é personagem do que é ator na vida real? Será que eles realmente acreditam que Jim Carrey seja aquele doido, fazendo caretas continuamente e todo destrambelhado? Cada vez mais me convenço de que aquela brincadeira de chamar os estadunidenses de American Idiot realmente corresponda à realidade — pelo menos em sua maioria.

O que me intriga é que — segundo O Globo — “a Europa também não assistiu ao filme até agora. I Love You Phillip Morris participou de uma feira de cinema na Alemanha em fevereiro e só garantiu a exibição do filme na Finlândia, em setembro deste ano”. Logo a Europa, que é palco dos maiores avanços em termos de direitos civis para os homossexuais!!! O que estará acontecendo?

O Globo destacou que, segundo o site americano especializado em cinema IMDb.com, o filme teve melhor sorte no Brasil e tem estreia prevista por aqui para o dia 5 de junho.

Parabéns à distribuidora que assumiu a distribuição do filme aqui pelas terras tupiniquins!!! Além de ser uma história interessante (o filme é história real), nós não poderíamos nos fazer de indiferentes frente à participação de um ator brasileiro que tem se esforçado e crescido no cinema americano — que, convenhamos, ainda é o mais cobiçado comercialmente.

No filme baseado numa história verídica, Carrey faz o policial vigarista Steve Russell, que se apaixona pelo detento com quem divide sua cela, Phillip Morris (Ewan McGregor), e foge quatro vezes da penitenciária do Texas onde está preso, para tentar ficar com seu amado. Rodrigo Santoro interpreta o primeiro namorado do personagem de Carrey no filme.

É óbvio que, assim que estrear por estas bandas, eu vou ver o filme. E já começo dando meu apoio aqui no blog. Seria fantástico se os homossexuais brasileiros fossem em peso ao cinema e prestigiassem o filme, assim como todos os envolvidos em sua produção e distribuição. Talvez possamos aprender algo interessante sobre o ser humano e dar uma boa lição aos hipócritas de plantão entre nossos vizinhos do Norte.

Comentários