
A tradicional escola de samba do carnaval carioca arrecadou assinaturas virtuais para a criminalização da homofobia no sábado, 11/7 de 2009. Foi a primeira vez na história do país que uma escola de samba desta importância assumiu um posicionamento político pró Comunidade LGBT digno de louvor.
A Estação Primeira de Mangueira – uma das escolas de samba mais respeitadas do circuito do carnaval carioca – abriu as portas de sua quadra para a Campanha Não Homofobia, executada pelo Grupo Arco-Iris de Cidadania LGBT. Na época eu o coordenador geral da campanha, Cláudio Nascimento e minha equipe estivemos presentes na tradicional feijoada da Mangueira que se realizou no sábado, 11/7 às 13h, no Palácio do Samba.
“A adesão da Mangueira à Campanha Não Homofobia! foi de suma importância para o fortalecimento de nossa iniciativa de promoção da cidadania LGBT. Sabemos que o mundo do samba é composto por inúmeros e brilhantes artistas de nossa comunidade, que ainda permanece invisível no contexto carnaval, ou é discriminada ou mostrada pela mídia de forma caricatural. Nos sentimos honrados pelo convite de participar desta tradicional feijoada e felizes por saber que a nação verde e rosa é aberta à pluralidade e a novas cores!”
O presidente Ivo Meirelles declarou: “Eu apoio a Campanha Não Homofobia, porque temos que respeitar os direitos de todos. O preconceito é sempre burro! Não deve haver segregação de forma alguma. Sou negro e sei exatamente o que é sentir-se segregado. Lutei minha vida toda contra o preconceito.”
Para o então vice-presidente do Grupo Arco-Iris, Almir França essa adesão da Mangueira foi um marco. Vai de encontro as ações sociais que a Mangueira vem há anos implemetando e espero que sirva de inspiração para que outras agremiações e entidades participem da campanha e reconheça que os homossexuais devem ser respeitados em sua cidadania”.
A meta da Campanha Não Homofobia!, além de esclarecer e desfazer boatos, é arrecadar assinaturas eletrônicas com o objetivo de pressionar o Senado Federal a aprovar o PLC 122/06, que criminaliza a homofobia no Brasil. Acesse www.naohomofobia.com.br e assine o abaixo-assinado! Juntos somos mais fortes na luta contra a homofobia no Brasil!
Fonte: Blog do Cláudio Nascimento
---------------------------------------
COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO
Fico feliz com a notícia, mas perplexo com a demora. E ainda tem muita escola que nem se mexeu...
Gente, escola de samba é o lugar que tem mais "viado" por metro quadrado! Não consigo imaginar a existência e o sucesso do carnaval sem a quantidade excepcional e a qualidade inquestionável dos gays, lésbicas e trans que fazem a festa acontecer, desde os preparativos no barracão até a execução do espetáculo na avenida.
Quem diria que até mesmo um local onde a liberdade é aparentemente mais ampla ainda guardasse resistência ao posicionamento franco e sem máscaras! Até porque máscara é uma coisa linda no desfile, mas irritante na vida!
Parabéns à Mangueira por ser vanguardista mais uma vez, apesar da demora...
mangueira teu cenário é uma beleza...
ResponderExcluirtambém com tanto cafuçu magia lá dentro da mangueira ela tinha mesmo era que apoiar né? afinal quem come os "frango"? hahahahahahaha
ai, eu tinha que fazer piada. nem curto a mangueira mesmo. prefiro a portela! rá! mas legal a iniciativa do pessoal do morro!
beijooooooos
"Não consigo imaginar a existência e o sucesso do carnaval sem a quantidade excepcional e a qualidade inquestionável dos gays, lésbicas e trans que fazem a festa acontecer, desde os preparativos no barracão até a execução do espetáculo na avenida." A mais pura verdade! Reitero e assino por baixo.
ResponderExcluirE é mesmo, só peca pela demora!
Beijos
Vlw, ManDrag e Serginho pelos comentários! Agora, Serginho, aproveitando o momento piada, eu diria que deixar a "Mangueira" cutucar a "Portela" pode desencadear novos prazeres para muita gente que hesita experimentar... Invente, tente, faça um caranval diferente... hehehehe
ResponderExcluir