27 de janeiro de Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
27 de janeiro de Dia Internacional
em Memória das Vítimas do Holocausto
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_jwNkNU1xsGADwBaYX0nAxu5gymIezZSuCvUQ9_E8pf2_9QP9MJ1pIHVfWLS-rT2yBbaHt50GDuMJiGsV1avWVGK6IBOdPEqUPd7OMxV5PcSPQkCq1Gii4QpGnQKwbrwBc4iB6c9ZtNFU/s1600-rw/Holocausto+Gay.jpg)
Triângulo Rosa: Símbolo usados pelos nazistas
para identificar os prisioneiros gays
Em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz (Polônia), o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas.
Quadro com os símbolos que identificavam cada categoria de prisioneiro
nos campos de concentração nazistas
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da resolução 60/7 de 1 de novembro de 2005.
Assista esse filme-documentário com prisioneiros gays do nazismo que sobreviveram ao holocausto. 300 mil gays aprisionados apenas por serem gays morreram no período. Obviamente, outros homossexuais podem ter sido presos sob outras categorias: judeu, cigano, imigrante, etc. Esses escaparam daquela contagem, mas sofreram entre outros grupos igualmente perseguidos.
A diferença é que, enquanto outros grupos receberam reconhecimento e reparação na Alemanha e por parte de organismos internacionais, os gays foram condenados ao silêncio até recentemente - o que constituiu-se em outra violência.
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.