
Polícia confiscou o quadro e fechou o Museu do erotismo,
onde a obra estava exposta - Foto: Reprodução
O site Terra, com notícias da AFP, divulga mais um abuso do governo russo em sua cruzada contra a liberdade. O Museu do Erotismo, em São Petersburgo foi fechado por exibir um quadro em que Obama e Puting, presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, aparecem com órgãos sexuais enormes.
Museus relacionados ao erotismo e ao sexo são bastante comuns na Europa. Em Amsterdã existe um museu literamente voltado para temais sexuias - o que é diferente do erótico.
Muito antes desse episódio, no Brasil, o CCBB do Rio de Janeiro, apresentou a mostra "Erótica - Os Sentidos na Arte", que ficou em exibição de 20 de fevereiro a 30 de abril de 2006. Eu fui conferir e adorei cada centímetro. ;) Foram mais de cem obras, entre desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, fotos, vídeo, instalação e objetos arqueológicos, sem privilegiar qualquer orientação sexual. Estavam todas ali, indiscriminadamente, nas obras de Rodin, Ismael Nery, Eric Fischl, Eliseu Visconti, Edgard de Souza, Nan Goldin, Pablo Picasso e Rosangela Rennó, entre outros.

Uma peça causou uma certa polêmica, graças ao julgamento obtuso de algum católico com acesso ao poder eclesiástico, que conseguiu mobilizar as autoridade e obrigar os curadores à retirada do objeto. Isso, sem dúvida, já foi uma agressão à liberdade que a própria exposição queria pensar/sentir/discutir, mas não levou ao fechamento da exposição e muito menos do CCBB. Digo isso para que percebam o absurdo da violência em que a intervenção governamental russa sobre aquele espaço de arte se constitui. Eles já haviam lacrado o Museu do Poder, semanas antes, depois que este exibiu quadros que mostravam Putin e o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, usando lingerie.

O fechamento do Museu do Erotismo se dá um dia antes da reunião do G-20. E, segundo o Terra, a polícia foi alertada pelo mesmo deputado que criou a lei anti-LGBT que vem gerando vários constrangimentos e sofrimentos para a população LGBT da Rússia, bem como de qualquer heterossexual que manifestar seu apoio a ela. O deputado responsável pela lei que tem deslanchado essa caça-às-bruxas chama-se Sr. Vitali Milanov.
-------------------------

NO PRÓXIMO DOMINGO, 08 DE SETEMBRO DE 2013
Protesto em frente ao Consulado Russo.
CONCENTRAÇÃO NA PRAIA COM JARDIM DE ALAH ÀS 14H!
SEGUIREMOS PELA DELFIM MOREIRA ATÉ O CONSULADO.
Veja a página do grupo que está organizando o protesto:
http://www.facebook.com/events/456614421116288
OBSERVAÇÃO:
Coincide com a 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que acontecerá às 11h no Posto 6 - Copacabana. http://www.facebook.com/events/515088431890123
Eu estarei nos dois. Vou marcar presença na caminhada e depois seguirei para a praia , altura do Jardim de Alah, no Leblon, para a manifestação contra a lei anti-LGBT Russa.
CONVIDO VOCÊ A FAZER O MESMO, QUERIDO/QUERIDA LEITOR/LEITORA DO FORA DO ARMÁRIO.
Será um domingo inesquecível!
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA LGBT NA RÚSSIA:
https://www.xn--foradoarmrio-kbb.com/2013/08/historia-lgbt-na-russia-um-wiki.html
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.