Líder indígena se reúne com quilombolas e LGBT contra declarações dos Deputados Luis Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB)

Por Toni Reis

Toni Reis
Secretário de Educação da ABGLT



Por convocação do líder indígena Marciano Rodrigues, da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul http://www.arpinsul.org.br/, participamos da reunião com Isabela da Cruz da FECOQUI/PR Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná - http://fecoquipr.blogspot.com.br/ ; Sandro Glória da Juventude Indígena, Kretã Kaingang e Darci Frigo, advogado da Terra de Direitos http://terradedireitos.org.br/ e eu Toni Reis, Secretário de Educação da ABGLT www.abglt.org.br para discutirmos as declarações do Deputados Luis Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB).


Deputado Alceu Moreira (PMDB)



Deputado Luis Carlos Heinze (PP)


Em vídeo gravado durante uma audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara em Vicente Dutra, no norte do Rio Grande do Sul, Luis Carlos Heinze (PP) e Alceu Moreira (PMDB) orientaram os produtores rurais a se organizarem contra os índios para defender suas terras.

Heinze critica o governo federal, em especial o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e insulta quilombolas, índios e homossexuais.

— O mesmo governo... seu Gilberto Carvalho também é ministro da presidenta Dilma. É ali que estão aninhados quilombolas, índios, gays, lésbicas, tudo que não presta, ali está alinhado. E eles tem a direção, que tem o comando do governo — afirma Heinze.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2014/02/em-video-deputado-gaucho-diz-que-quilombolas-indios-gays-lesbicas-sao-tudo-que-nao-presta-4417585.html

Decidimos fazer uma denúncia pública ao Procurador-Geral da República, ao Ministério Público (Procuradoria Federal de Direitos Humanos), à Presidência da República, ao Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, à Secretaria de Direitos Humanos, à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e à Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Faremos todos os documentos em conjunto e pedimos apoio de todas as ONGs de direitos humanos.

A Terra de Direitos ficou responsável por sistematizar as denúncias / representações em nome das entidades.

"Quase sempre minorias criativas e dedicadas transformam o mundo num lugar melhor." Luther King

Comentários