6ª cerimônia coletiva de casamento homoafetivo no Rio de Janeiro

No próximo domingo, 06 de dezembro, acontece a 6ª cerimônia coletiva de casamento homoafetivo, que reunirá 185 casais no Tijuca Tênis Clube. Em cinco anos, o Rio Sem Homofobia recebeu mais de 2.000 demandas sobre casamento civil e união estável. Em 2014, o evento contou com 160 casais participantes. O que acha da pauta?


185 casais participam de cerimônia coletiva de casamento homoafetivo, no Rio de Janeiro

Essa será a 6ª edição do evento, uma iniciativa do Programa Estadual Rio Sem Homofobia
Dia 06/12, às 14h, no Tijuca Tênis Clube




Rio de Janeiro, 02 de dezembro - No dia 06 de dezembro de 2015, o estado do Rio de Janeiro realizará mais uma vez o maior casamento de casais homossexuais do mundo. A 6ª cerimônia coletiva de casamento homoafetivo contará com a presença de 185 casais, que vão oficializar suas uniões no Tijuca Tênis Clube, na Zona Norte da cidade. O evento é uma realização do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os casais que estarão no evento, 42 são da Baixada Fluminense e 18 da região Leste do estado do Rio, mais precisamente dos municípios de Niterói, Maricá e São Gonçalo. Os 125 casais restantes se inscreveram através do Centro de Cidadania LGBT da Capital, que atende à cidade do Rio de Janeiro e os municípios que ainda não possuem Centros de Cidadania próprios.

A cerimônia já faz parte do calendário de eventos do estado. A cada edição, o número de casais participantes cresce. Em cinco anos de atendimento à população, o Rio Sem Homofobia recebeu cerca de 2.300 demandas relacionadas a casamento civil e regulamentação de união estável. Segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE, o número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo cresceu em cerca de 30% de 2013 para 2014. “Essa cerimônia já se tornou uma tradição do estado do Rio de Janeiro e é com muita felicidade que vejo esse crescimento constante de participantes a cada ano. Mais do que uma celebração do amor dessas pessoas, esse evento serve para reforçarmos essa conquista e reafirmarmos esse direito. Além disso, a cerimônia mostra que essa demanda existe e é crescente, como mostrou o IGBE”, comentou o superintendente e coordenador do Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

Para a imprensa: o evento será realizado no Ginásio Tijuca Tênis Clube, na Rua Desembargador Isidro, 74. Recomendamos que os veículos interessados em cobrir o evento cheguem ao local 13h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

A homossexualidade no Egito antigo