Postagem em destaque

Dia das Consciência Negra - uma reflexão para negros e não-negros

Imagem
Por Sergio Viula Muitas pessoas se perguntam por que temos um dia chamado "Dia da Consciência Negra". Para muitos, esse dia significa feriado - privilégio de algumas cidades e de algumas pessoas nessas cidades, não de todas. Para outros, é um dia para jogar a velha cortina de fumaça sobre uma luta legítima, dizendo coisas como "todas as vidas importam". Esse tipo de subterfúgio não passa de uma manobra discursiva para dizer que vidas negras não merecem qualquer atenção especial, mesmo quando o racismo estrutural que as massacra segue sem trégua. A verdade é que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, destaca a importância da reflexão sobre a história e cultura afro-brasileira. O dia marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola, e foi escolhido para promover o debate e outras ações em prol da igualdade racial e do combate ao racismo estrutural. Trata-se de uma oportunidade de nos debruçarmos sobre o tema da diversidade racial, reconhecendo a

Grupos católicos LGBT realizam segundo encontro nacional em São Paulo (SP)



Grupos católicos LGBT realizam segundo encontro nacional em São Paulo (SP)


No sábado, dia 02 de junho, católicas e católicos LGBTI+ do Brasil estarão reunidos em São Paulo (SP) para o II Encontro Nacional de Católicos LGBTI+ - o primeiro foi realizado em 2014, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contará com membros de diversos grupos formados por leigos católicos que desenvolvem ações pastorais para garantir a cidadania de pessoas LGBTI+ na Igreja e na sociedade. São esperados mais de 70 participantes, de diversas regiões do país.

Entre os tópicos em pauta estão a estruturação e apresentação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBTI+, organização que atua pela cidadania religiosa da comunidade LGBTI+. O tema do encontro será “Superação da Violência contra LGBTI+ na Igreja e na Sociedade”, seguindo a Campanha da Fraternidade deste ano, que refletiu sobre formas de superar a violência no Brasil. O evento terá como inspiração bíblica: “O meu desejo é a vida do meu povo”. (Ester 7,3).

Das 15h às 18h, haverá uma mesa inter-religiosa, que reunirá representantes de diversas crenças, para falar sobre as formas de enfrentamento da LGBTIfobia que têm sido assumidas nas suas comunidades e igrejas. Nossa mesa contará com Amábile Franco, teóloga anglicana; Ronilda Iyakemi, ialorixá (Religião Tradicional Iorubá) e etnopsicóloga; Rev. Cristiano Valério, pastor da ICM São Paulo e Coordenador de Desenvolvimento de Igrejas da Comunidade Metropolitana para o Brasil; Camila Mantovani, da Igreja Batista do Caminho – RJ, ligada aos movimentos Esperançar e “Evangélicxs - Juntos pela Diversidade” e colaboradora de movimentos feministas cristãos; Lilyth Ester Grove, antrópologa judia e travesti, pesquisadora de genêro e sexualidade na comunidade judaica em São Paulo; e Denise Fodor Fernandes, transexual judia de linha reformista. A moderadora será Cristiana Serra, integrante do Diversidade Católica do Rio de Janeiro, que fará uma apresentação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBTI+, organização que atua pela cidadania da comunidade LGBTI+ na Igreja e na sociedade.

O evento é aberto ao público, gratuito e não requer inscrição prévia. Esperamos você lá!

Confirme presença na página do evento https://www.facebook.com/events/2039244419675773/


II Encontro Nacional de Católicos LGBTI+

Tema: “Superação da Violência contra LGBTI+ na Igreja e na Sociedade”

Data: 02/06 – de 15h às 18h

Local: Sefras Belém. Rua Serra de Jairé, 316 - Belenzinho - São Paulo – SP

E-mail: redecatolicoslgbt@gmail.com

--------------------------------------------------------
COMENTÁRIO DESTE BLOGUEIRO

Para os que vão e principalmente para os que não poderão ir ao II Encontro Nacional de Católicos LGBTI+ , recomendo muitíssimo esse livro escrito por James Alison: Fé Além do Ressentimento - Fragmentos Católicos em Voz Gay . Eu mesmo li e apreciei muito essa obra. Para os que têm fé e são LGBT ou parentes ou amigos de alguém que o seja, esse texto apresenta-se como ótimo referencial em relação à fé conjugada com a diversidade.


Uma releitura assombrosamente original da fé católica, feita por um dos mais lúcidos e estimulantes teólogos de língua inglesa da atualidade. Amplamente aclamado por seu trabalho, James Alison examina os temas fundamentais da teologia católica. Em 'Fé Além do Ressentimento', ele nos oferece um relato do cristianismo que é tocante, libertador, profundamente pessoal e enraizado na tradição católica.

Este não é um simples livro de teologia gay, é um livro de teologia católica em uma perspectiva gay, mas que se abre tanto àqueles que não são gays como também àqueles que não são católicos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Júlio Severo, um lobo em pele de cordeiro (escrito por um cristão)