Livro novo depois da transição de James para Juno Dawson
Juno Dawson. Photo: Eivind Hansen Photography
Livro novo depois da transição
de James para Juno Dawson
Em 2015, o Blog Fora do Armário comentava que o autor de "Este livro é Gay..." e de muitos outros, James Dawson ficaria um pouco ausente da cena pública durante o tempo de sua transição. Sim, isso mesmo: James Dawson tornou-se Juno Dawson. E nesta quarta-feira, 11 de julho de 2018, temos novidades, graças a Maggie Armstrong que, em abril desse ano, encontrou-se com a escritora, ativista e ex-professor (professor James Dawson). Ela produziu o artigo que serviu de base para esse post. Você pode ler o artigo em inglês na íntegra: https://www.independent.ie/entertainment/books/creating-stories-was-my-way-of-living-as-a-girl-author-james-dawson-36849017.html
Nascida James Dawson, ela não vivia como uma mulher. Agora, depois da transição, ela estava em Dublin promovendo seu mais novo romance para jovens adultos - Clean.
Aos 32 anos, Juno Dawson está em seu 11º livro. Clean é sua sétima obra de ficção e já foi escolhido para uma série de TV. Seus livros para jovens adultos (YA) têm frescor, são afiados e facilmente devorados, mas é sua estridente voz pública como uma ativista trans que realmente a diferencia.
Sua vida tem sido uma "luta", ela admite. Mas essa luta parece ter-lhe dado um ângulo especial sobre o mundo. Ela nota coisas que outros não percebem.
Seu romance Clean já causou. Sua protagonista de 17 anos, Lexi Volkov, é uma viciada em heroína, parcialmente inspirada pela vida e morte de Peaches Geldof. O livro documenta a reabilitação de Lexis no fictício "Clarity Centre", onde ela se torna amiga de outros desajustados, tais como um garota trans anoréxica chamada Kendell.
Dawson estava sem contrato com seu publicador, sentindo-se "constrangida" pelo gênero YA (Jovens Adultos), apesar de seus livros serem mais direcionados para o lado "adulto" de "jovens adultos".
"Mesmo enquanto eu escrevia, eu pensava, você não vai se safar dessa. Mas eles não mudaram coisa alguma."
Em 2015, James se assumiu Juno. Ela passou por três procedimentos médicos, com a ajuda de seu pai e do Serviço Nacional de Saúde (NHS), mas a "muito estranha e singular experiência" de se tornar uma mulher transgênera continuará por toda sua vida.
"Uma concepção errada é que você aparece no hospital e diz 'transicionem-me!' no primeiro dia. Trata-se de um processo contínuo. Estarei sob medicação para sempre."
Agora, ela se parece muito com alguém em quem ela poderia ter se espelhado quando era adolescente. Atualmente, ela vive no litoral da Inglaterra, em Brighton, escrevendo todos os dias em seu café local com seu cachorrinho Chiuaua em sua bolsa de mão. Além de romances YA com vários personagens LGBT+, ela escreve colunas para as revistas Glamour e Attitude, e uma boa parte de sua vida é dedicada a bloquear "trolls". Caitilin Moran está entre suas grandes amigas.
Clean, escrito por Juno Dawson e publicado por Quercus, já está disponível.
Em inglês - no Amazon:
https://www.amazon.com.br/Clean-most-addictive-novel-youll/dp/1786540363/ref=sr_1_12
*********************************
Leia também ESTE LIVRO NÃO É GAY:
Comentários
Postar um comentário
Deixe suas impressões sobre este post aqui. Fique à vontade para dizer o que pensar. Todos os comentários serão lidos, respondidos e publicados, exceto quando estimularem preconceito ou fizerem pouco caso do sofrimento humano.