Casamento igualitário no Taiwan: Fotos registram a alegria da vitória

A alegria e o entusiasmo dominam a comunidade LGBT taiwanesa depois da legalização do casamento igualitário no país

Com informações de Sofia Lotto Persio
Para o portal Pink News

Adaptado por Sergio Viula


Apoiadores do casamento igualitário no Taiwan celebram do lado de fora do parlamento, logo depois que os legisladores legalizaram o casamento homoafetivo - um marco para os direitos humanos na Ásia. (Sam Yeh/AFP/Getty)


Apoiadores do casamento igualitário no Taiwan aguardaram o resultado da votação sob forte chuva. A aprovação do casamento igualitário foi um marco para os direitos humanos na Ásia. (Sam Yeh/AFP/Getty)


O Taiwan se tornou o PRIMEIRO país da Ásia a reconhecer os direitos à igualdade no casamento para pessoas homoafetivas durante uma sessão parlamentar realizada em 17 de maio último.

Centenas de pessoas aguardavam o resultado da votação do lado de fora da assembleia legislativa na capital Taipei, mesmo sob chuva forte. Os manifestantes irromperam em gritos de alegria quando chegou a notícia de que a lei havia sido aprovada.


Manifestantes reunidos em apoio ao casamento igualitário celebram a aprovação da lei que reconhece a igualdade no casamento.


"Bom dia #Taiwan. Hoje, temos a chance de fazer história & mostrar ao mundo que os valores progressistas podem lançar raizes numa sociedade do leste asiático,” tuitou a presidenta do Taiwan Tsai Ing-wen, cujo Partido Democrático Progressista apoiou a lei em votaçao na sexta-feira, 17 de maio.


Tsai Ing-wen, a primeira mulher presidente do Taiwan, 
encampou a luta pela aprovação do casamento igualitário no país.


"Em 17 de maio de 2019, no #Taiwan, #OAmorVenceu. Nós demos um grande passo na direção da verdadeira igualdade, e tornamos o Taiwan num país melhor", acrescentou a presidenta do Taiwan, incluindo um emoji da bandeira do arco-íris em seu tweet.

Curiosamente, 17 de maio também marca o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

Apesar da contraproposta de oponentes, que defendiam que a lei definisse as parcerias entre pessoas do mesmo sexo como "uniões do mesmo sexo" ou "relacionamentos familiares do mesmo sexo", os legisladores votaram na proposta apoiada pelo governo, definindo as uniões entre pessoas do mesmo sexo como CASAMENTO. 

Em 2017, foi decidido por uma corte superior que o país devia garantir às pessoas homoafetivas o direito de se casarem.


Nem a chuva forte impediu que os apoiadores do casamento igualitário aguardassem ansiosamente o resultado da votação do lado de fora do parlamento em 17 de maio de 2019.

A corte suprema já havia decidiu que o Article 972 do código civil, que declarava o casamento como sendo entre um homem e uma mulher, era inconstitucional depois que um caso foi levado aos juízes pelo ativista dos direitos LGBT+, o senhor Chi Chia-wei.


Chi Chia-wei, ativista LGBT, dando entrevista à imprensa no dia da vitória, 
17 de maio de 2019.

"O primeiro país da Ásia! O Taiwan tem direitos humanos!" - disse o ativista, referindo-se aos apoiadores ao casamento igualitário reunidos para celebrar a notícia.

A lei que legaliza o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor no dia 24 de maio deste mesmo ano, e dezenas de casais que já haviam se inscrito para o registro de casamento puderam celebrar suas núpcias em Taipei, capital do Taiwan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

A homossexualidade no Egito antigo