Postagem em destaque

Linguagem neutra não-binária (trecho de uma live)

Imagem
 Por Sergio Viula Esse é um trecho de uma live feita com @Sviula a convite de @carolina_carolino no perfil das @carolinas_da_borborema no Instagram em 07/04/24. Esse é apenas um trecho da nossa conversa e se refere ao uso da linguagem neutra não-binária. A live completa pode ser vista aqui: https://www.instagram.com/reel/C5en-hhvjuq . Nessa live, além de linguagem não binária, discutimos a falsamente chamada "cura gay", o Movimento LGBT+ no Brasil, temas relacionados à orientação sexual e identidades de gênero.  O trecho abaixo é apenas um recorte da live, mas considero que seja muito interessante e relevante para as diversas discussões sobre linguagem neutra na atualidade. Confira e siga o perfil dos participantes no Instagram. Carolina Carolino e Sergio Viula 07/04/24 Instagram: @carolinas_da_borborema

Lacração total! MONTERO (Call me by your name) - Lil Nas X

Cena do clip Montero (Call me by your name)



Por Sergio Viula


Deslumbrante, punjante e provocante - esses são apenas três dos muitos adjetivos que eu poderia utilizar para qualificar o clip  'Montero (Call Me by Your Name)' lançado por  Lil Nas X  na última sexta-feira, 26. O título da música reporta a "Me chame pelo seu nome", sucesso como livro e como filme em  2017.

Lis Nas X, atualmente com 21 anos de idade, revelou ser gay em 2019. 

Logo no começo do clip, ele já o tom da conversa: "Na vida a gente esconde a pessoa que a gente não quer que o mundo veja, prende, diz não e a bane, mas aqui, não. Bem-vindo a Montero".

O clip dialoga com mitos gregos e bíblicos com efeitos visuais simplesmente deslumbrantes. Além disso, o cantor desempenha papéis simultâneos interagindo consigo mesmo como personagens diversos. O clip, que começa no paraíso e termina no inferno, pode ser entendido de várias maneiras. Cito duas.

A primeira, como uma metáfora sobre as drogas, uma vez que ele fala sobre um rapaz viciado em cocaína: 

Cocaine and drinking wit' your friends
You live in the dark, boy, I cannot pretend
I'm not fazed, only here to sin
If Eve ain't in your garden, you know that you can
Call me when you want
Call me when you need
Call me in the morning
I'll be on the way
Call me when you want
Call me when you need
Call me out by my your name
I'll be on the way, like

O vício pode começar com a oferta de um paraíso de sensações e terminar num verdadeiro inferno existencial.

Uma segunda maneira de pensar o vídeo poderia ser a de uma reinterpretação subversiva das interpretações tradicionalmente mantidas pela ala conservadora do cristianismo e dos outros dois monoteísmos (judaísmo e islamismo). Haja vista que, no Éden, não há Eva. Lis Nas X convida a própria serpente ao prazer. Nada de pecado, apenas o puro desejo. O clip termina com o inferno, figura muito utilizada entre os dogmáticos homofóbicos para ameaçar  pessoas LGBT com castigos eternos, conforme as mais populares interpretações mítico-bíblicas entre os que classificam os homens como salvos ou perdidos. Ali, também, a ordem também é subvertida com o cantor seduzindo o próprio diabo e usurpando seu poder. Gays não se submetem nem mesmo no inferno. É subversão e reivneção na veia, bee!

Essa leitura poderia ser expandida de muitas maneiras, mas isso fica a cargo da imaginação de vocês. O clip pode ser visto logo abaixo. Divirta-se e compartilhe. 


 

O clip no canal oficial do cantor já tinha sido visualizado mais de 43 milhões de vezes no momento desse post sem contar os vídeos espalhados pela rede. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A homossexualidade no Egito antigo

Zeus e Ganimedes: A paixão entre um deus e um príncipe de Tróia

Humorista 'Picolina' é encontrada morta dentro de casa em Fortaleza